“Todas as Caldeiras, Algerozes e tubos de queda devem ser limpas para que as águas das chuvas possam drenar sem qualquer obstrução.”
O inverno está à porta e todos sabemos o que significa:
Chegou finalmente o momento de verificar o estado em que se encontra a sua habitação para poder enfrentar os longos dias frios e chuvosos de invernada.
Será que a sua casa está pronta?
Todos os anos, no fim da estação quente, devemos preparar-nos para os dias mais austeros que se aproximam. Tal como temos de ir retirar aos nossos armários as roupas de inverno para que sejam devidamente lavadas e arejadas, também devemos verificar a nossa habitação, porque será ela o primeiro resguardo e garante do nosso bem-estar.
Nesta altura do ano devem ser verificados os seguintes pontos:
Caleiras, Algerozes e Tubos de queda
Todas as caleiras, algerozes e tubos de queda devem ser limpos para permitir uma boa drenagem das chuvas.
Ao longo da primavera e verão há sempre deposito de folhas, detritos de vária espécie e até ninhos de aves migratórias, que se acumulam e impedem o bom escoamento das águas pluviais, podendo originar infiltrações e, no pior dos casos, até inundações de espaços interiores.
Verificação de Telhados e coberturas
Deve ser feita uma vistoria ao telhado ou à cobertura plana (terraços) e verificar a existência de telhas partidas/deslocadas ou se a tela de impermeabilização e os rufos de remate se encontram em condições de cumprir a sua função de estanquicidade, por forma a impedir as indesejadas infiltrações.
Os dias quentes de verão originam dilatações nas coberturas e nas juntas dos rufos de remate e revestimentos. No caso dos revestimentos feitos em zinco nas caleiras e nos remates de telhado e chaminés, é prática comum serem isolados os remates com silicone, que por natureza se degrada com muita facilidade devido aos raios UHV e com ao calor, deixando desprotegidos os pontos fracos que têm os revestimentos em zinco, as suas juntas. O mesmo se passa com as telas asfálticas, que ao longo dos anos vão se degradando, e é aconselhável que após 5 anos seja feita vistorias periódicas para verificação do estado das impermeabilizações e sua estanquicidade.
Verificação de caixilharia
Deve-se verificar se as janelas e portas se encontram bem calafetadas, sem prejudicar a renovação do ar desejada para prevenir as condensações do vapor de água, porém sem nunca colocar em risco o aquecimento da habitação e o custo energético da mesma.
A qualidade do ar interior mede-se pela temperatura constante sem atingir o ponto de orvalho que, por sua vez, origina as famosas e prejudiciais condensações no interior e que provoca os bolores que muitas vezes aparecem nas paredes, principalmente junto ás pontes térmicas.
Limpeza de chaminés de lareiras
Antes do início da época fria devem ser vistoriadas e limpas, se for caso disso, as fugas de fumos oriundos de lareiras, salamandras e recuperadores de Calor.
A acumulação de resíduos nas chaminés originados pela queima de matéria orgânica e, nos dias de hoje, com o uso de baguetes de aparas de madeira e resina, podem pegar fogo e ocasionar um incêndio na habitação.
Fale connosco para uma inspeção de manutenção ao seu imóvel e esteja preparado para os dias invernosos com todo o conforto que merece e pode propulsionar à sua família.