“Valerá a pena fazer diagnóstico habitacional antes de comprar uma casa?”
Finalmente tomou a decisão! Vai comprar uma casa. Não é uma decisão que se tome de ânimo leve. Agora vem a fase da procura, onde estão todas as possibilidades em aberto.
Mas adquirir uma nova casa é um processo demorado e exigente e ao fim de algum tempo já sabemos decore o discurso dos agentes imobiliários.
Umas têm vantagem nas áreas interiores, outras na sua localização e outras no preço, mas como pode ter a certeza que a casa que sempre sonhou está nas melhores condições?
Por mais atentos que estejamos aos pormenores a quando das visitas realizadas, há muitas vezes problemas que não são visíveis a olho nu, tais como infiltrações que só necessitam de mais uma noite de chuva para darem por si, ou até defeitos construtivos que vão ter impacto térmico elevado, como condensações ou pontes térmicas que irão causar custos elevados na sua reparação. Em suma, problemas que podem tornar qualquer casa de sonho numa casa de todos os pesadelos.
Será então impossível comprar uma habitação sem certezas e viver nesta angústia?
Claro que não!
É por isso que recomendamos a realização de um diagnóstico habitacional de pré-compra.
O objetivo da inspeção pré-compra completo é fornecer o máximo de informação possíveis sobre a casa que pretende adquirir.
Em termos mais concretos a inspeção pré-compra, verifica não só o estado de conservação interior da habitação, como também o estado das canalizações, telhados, terraços quer sejam acessíveis ou não, fachadas, caixilharias e até indícios de problemas estruturais.
Não estamos apenas a comprar um relatório técnico… estamos a investir em segurança e sossego!
Este diagnóstico pode, e deve ser utilizado como instrumento de negociação no processo de compra perante o Vendedor. Se souber que existe um problema na fachada, por exemplo, vamos pagar o mesmo?
Baseado no seu ideal e num diagnóstico de inspeção pré-compra avançará em consciência e certezas para a sua casa de sonho.